quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Descaso da Águas de Paranaguá

A falta da qualidade dos serviços prestados pela empresa CAB - Águas de Paranaguá aos cidadãos parnanguaras é preocupante, nota-se que a má administração e a falta de atenção com o consumidor esta acarretando em indignações perante a população do município com essa empresa que tem origens de Paranaguá.

É notório perante os órgãos da justiça vislumbrar o abuso faz com o consumidor, teno em vista que a CAB – Águas de Paranaguá é réu em 428 processos no Juizado Especial Cível de Paranaguá, esses dados estão em uma sentença em que a CAB configurou no polo passivo, podendo ser encontrado na consulta pública no sistema Projudi.
 As empresas públicas tem a finalidade de prezar por um serviço de qualidade, porém não é visto pela Cab, existem problemas em que a água chega ao consumidor com uma cor barrenta, bem como os cortes provisórios de abastecimento de água, por problemas no local em que a mesma é tratada, e que vem ocorrendo com frequência no município.

Além disso, o mecanismo utilizado no ano de 2013, quando uma consumidora pleiteou em juízo alegando que a fatura de água do local em que reside estaria fora da realidade que uma residência pode consumir, a fornecedora de águas obrigou a mesma a assinar um termo de confissão de divida obrigando-a arcar pela quantia de água não utilizou. Assim, vislumbra que a Águas de Paranaguá estaria alcançando o lucro de maneira lesiva.

É evidente que Paranaguá precisa de planos alternativos para alterar o serviço de prestação de água, o lucro da CAB remete aos empresários, estes por sua vez não demonstram atenção com o usuário do serviço concedido, caso ocorra a municipalização da Águas de Paranaguá, o lucro seria revertido para a população, podendo ser utilizado para benfeitorias do próprio município, bem como os mecanismos que o poder público fornece auxiliariam para uma fiscalização severa da empresa.
Não obstante, a falta de transparência da fornecedora de águas perante a população por não demonstrar o balanço patrimonial, o qual é um documento que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica da entidade não esta a disposição da população, entretanto em se tratando de uma empresa de transparência pública é obrigação de a mesma expor estes dados de maneira simplificada para a comunidade parnanguara fiscalizar a mesma.

Em caminho alternativo, a Bolívia não cobra pelos serviços de água, eles entendem que este serviço é uma garantia fundamental, portanto todos tem direito ao fornecimento de água.

Além disso, neste mesmo país tentaram privatizar o serviço fornecimento de água, mas não houve êxito, as pessoas recorreram às ruas com revoltas populares, este episódio ficou conhecido na história como “a guerra das águas” e o governo anulou a privatização do mesmo.

Diante disso, é evidente que existem soluções alternativas para uma empresa com origens parnanguaras, e nos consumidores temos a obrigação de pleitear para as autoridades a tirarem a CAB – Águas de Paranaguá e devolver para a mesma para a população.

João Paulo - Militante do PSOL - Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário